P A G E S

22.7.13

O regresso ao trabalho, depois de sairmos da incubadora mãe&filho!

Regressar ao trabalho depois da licença de maternidade é sempre um grande desafio.
Pessoalmente, fiquei 6 meses longe da rotina laboral e voltar foi um desafio. Estava desejosa de voltar, por um lado, por outro... deixar o Manel na creche e ir para o metro.... foi desafiante. Não chorei, ele não chorou... foi apenas... diferente.


A verdade é que também sentia falta da Mariana trabalhadora de sempre :)


Sei, no entanto, que  sei que este assunto é bem preocupante para a maior parte das mães e só de pensar em voltar ao trabalho e deixar o bebés ao cuidado de outros, as deixa em pânico e angustiadas.


Junto com a volta ao trabalho, inúmeras dúvidas surgem para as mães de primeira viagem: o que fazer com o leite que continua a produzir (no caso de ainda amamentar)? Será que vou conseguir voltar ao ritmo de trabalho de antes? O meu filho vai sentir minha falta? Uma coisa é certa... Mãe e bebé sobrevivem e com grande estilo :)


Como eu ja referi anteriormente noutro post, colocar a criança na creche, em casa dos pais/sogros, contratar uma ama... deve ser feito antes da mãe começar a trabalhar, de forma a que haja uma nova adaptação de mãe e bebé a esta realidade, ou seja, atempadamente e iniciar curtos períodos de tempo e ir aumentando diariamente.


A lei portuguesa permite às mães redução de 2h diárias de trabalho - até ao primeiro ano de vida do bebé - para amamentação/aleitamento, por isso não stressem. 

As mamãs que amamentam podem retirar o seu leite com bomba, mas tomem atenção à validade do leite. Sob refrigeração, o leite materno tem validade de 24 horas, e enquanto congelado o prazo estende-se para quatro ou cinco dias. Podem aproveitar sempre o leitinho para levar para a creche/casa dos pais ou sogros e assim o bebé continua a beber do vosso leitinho :)


Não tenham sentimento de culpa. O mais comum nos dias de hoje é sermos mães trabalhadoras e independentes. Aproveitem quando forem buscar os vossos bebés ao espaço onde os deixaram de manhã e brinquem muito com eles, encham-nos de beijos :) 

Eles sabem que vocês, mães, não os abandonaram!


Às mamãs que vão regressar ao trabalho, muita força, Às que ainda falta algum tempo, aproveitem todos os bocadinhos com os vossos pequeninos :)

Comentar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...